No passado dia 19 de março, o GDC proporcionou-nos mais uma visita a 2 locais icónicos, da nossa Lisboa, sempre com boas escolhas.
Começámos no Museu Banksy, que nos permitiu, conhecer a obra deste pintor urbano e misterioso. Utiliza o grafiti e a arte de rua, para abordar temas como a política, a sociedade e a cultura, mas não assina as suas obras. Tudo isto nos foi explicado por uma ótima guia, muito profissional e conhecedora do percurso deste artista.
Seguiu-se um almoço, no restaurante Dona Maria, que apesar de haver uma ementa já negociada, também nos foi permitido comer à lista.
Rumámos até à Academia Militar, que é o local de ensino superior militar, onde se forma os oficiais do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana.
No seu início, o espaço onde se situa, era conhecido como a Quinta da Bemposta, enorme, de onde foram desanexados os terrenos para a construção do Hospital de Dona Estefânia.
Visitámos a Sala de Armas e Serviços, a Biblioteca, a Sala das Condecorações, o Salão Nobre, onde apenas estão os quadros dos Presidentes da República, mas militares, desde Sidónio Pais até General Ramalho Eanes.
Seguiu-se a visita à capela, obra espetacular em termos de arte e religiosidade, criada por D. Catarina de Bragança. No altar-mor, podemos apreciar uma pintura, onde entre outras figuras se salientam a nossa Rainha D. Maria I e D. João VI.
Terminámos cansados, mas felizes e mais ricos, em forma de conhecimento da História da nossa Lisboa, que tanto terá para nos mostrar e contar o que aconteceu ao longo destes 875 anos de existência do nosso Portugal.
Ficamos à espera do próximo…
Texto de Lucilia Nobre
Veja
aqui mais fotografias desta iniciativa.